top of page

Resultados - Brinquedoteca Hospitalar: Uma Estratégia de Humanização junto às Famílias e Crianças Atendidas no Hospital São Sebastião em Viçosa, MG.

  2013 - A relevância social deste projeto é percebida através dos resultados e dos números de crianças atendidas no período compreendido aos meses de fevereiro a 30 de novembro deste ano de 2013. Foram atendidas 250 crianças e seus respectivos acompanhantes (mãe, pai, avó, tia, etc). Destas podemos inferir que 19,6% foram reincidentes no hospital. Sendo que em sua maior parte estas residem no município de Viçosa-MG, tanto na zona urbana quanto na rural. Além de termos também um atendimento às famílias oriundas de outras cidades, principalmente da micro - região viçosense.

 

     Os dados revelam que crianças menores de 12 meses têm um maior índice de internação sobre as demais idades. E as doenças e ou causas de internação que mais acometem as mesmas são; pneumonia (12,8%), apendicite (11,6%), infecção (3,6%), quedas/acidentes domésticos (3,6%) e o restante se distribui pelas mais diversas enfermidades (gripe, desidratação, alergia, , anemia, etc). No que refere ao período de internação das crianças no hospital temos a equivalência do maior tempo de permanência, ou seja, acima de 4 dias para aquelas que ficam dependentes de medicação como o antibiótico ministrado para a pneumonia, por exemplo. Notadamente as doenças respiratórias são as que mais determinam esse número maior de dias no hospital. Porém os dados referentes ao período de internação não serve como parâmetro para avaliar se são as intervenções do projeto que colaboram na diminuição do tempo de internação da criança, pois há outras variáveis próprias da doença/enfermidade e ou instituição que influenciam este fator.

bottom of page