top of page

Espaços

    

 

      Os objetivos de uma Brinquedoteca hospitalar devem ser compreendidos em uma dimensão mais ampla do que simplesmente divertir as crianças. Suas atividades devem auxiliar na recuperação e, conseqüentemente, o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos social, afetivo, físico-motor, cognitivo e moral proporcionando condições favoráveis para que elas possam lidar com os diferentes sentimentos gerados no ambiente hospitalar. É importante compreender que a criança que se encontra internada não deixa de ser criança, por isso, além dos especiais cuidados para a recuperação de sua doença, ela necessita receber condições favoráveis ao seu desenvolvimento e aprendizagem. Neste caso, as brincadeiras, os jogos, as histórias irão exercer um papel tão importante quanto o remédio que lhe será administrado.

 

     Neste sentido, a brinquedoteca “Doce Brincar” do Hospital São Sebastião constituí-se em um espaço de vivências lúdicas destinado  às crianças hospitalizadas especificamente planejado para a criança sentir-se segura e livre para se expressar. A área interna do espaço da Brinquedoteca foi organizada em ambientes que possibilitam atividades específicas como: dramatização, leitura/contação de histórias, artes, jogos manipulativos e de construção. Toda essa organização espacial tem como principal objetivo acelerar a recuperação da criança, reduzir os traumas de internação e, conseqüentemente, contribuir para o seu desenvolvimento integral.

 

     Na área de dramatização, por exemplo, existem vários leitos em miniatura, com bonecas, roupas de médico ou enfermeiro e acessórios utilizados nos procedimentos médicos. Assim, a criança que brinca nessa área, tem a oportunidade de descarregar suas angústias, dores ou até mesmo sentimentos de agressividade. Além disso, as brincadeiras auxiliam na compreensão da realidade, ou seja, do estado de saúde em que ela se encontra. Com isso, acreditamos que as crianças têm a oportunidade de aceitarem melhor a realidade em que estão vivenciando, pois são apresentadas a um mundo mágico onde podem pintar, desenhar, montar, criar, etc. Na área externa, há um playground com escorregadores e balanços, que são utilizados pelas crianças que não necessitam ficar no leito o dia todo e, assim, podem tomar sol e se movimentarem (correr, pular, subir, descer, etc.).

 

    

 

 

 

bottom of page